Oi! Entendo bem a sua dúvida, porque já me perguntei isso algumas vezes. Quando comecei, muito se falava sobre ter um feed harmonioso, com cores e estilos que se complementassem. Eu pensei que isso era essencial para “fidelizar” seguidores, mas, com o tempo, percebi que a história não é tão simples.
No meu caso, eu testei uma abordagem mais padronizada inicialmente. Usava um esquema de cores e fontes específicas para criar uma identidade visual forte. Honestamente, estava mais preocupado com a estética do que com o conteúdo em si. E, embora tivesse um feedback positivo no início, a interação não aumentava tanto quanto eu esperava.
Depois, decidi diversificar. Comecei a misturar diferentes tipos de conteúdo – fotos, vídeos, stories, reels. Algumas postagens eram bem coloridas, outras mais sóbrias. O que eu notei foi que, mesmo que o meu feed não parecesse tão “perfeito”, as postagens que tinham histórias autênticas, humor ou que geravam engajamento, acabavam agradando muito mais. E os seguidores começaram a se sentir mais próximos de mim.
As interações aumentaram e, para minha surpresa, a variedade trouxe mais dinamismo e atraiu um novo público. Isso me fez pensar… talvez a padronização não seja o objetivo final, mas sim uma maneira de expressar quem você realmente é. Portanto, não sei se a padronização visual é eficaz, mas a conexão que o conteúdo estabelecido traz pode ser muito mais valiosa.
No final das contas, acho que o caminho pode ser mais sobre testar do que seguir regras fixas. O que funciona pra um pode não funcionar pra outro, e diversificar tem suas vantagens, mesmo com esse medo de perder a identidade visual. Espero que isso ajude a refletir!