A narrativa de marca pessoal para nichos ainda é uma estratégia válida em um cenário competitivo no Instagram?
Tenho observado que muitos profissionais liberais e pequenos empresários estão se concentrando em produzir conteúdo técnico. No entanto, me pergunto se a construção de uma narrativa pessoal continua a gerar engajamento e resultados.
Casei minha análise com a evolução das preferências da audiência e a saturação de mercado. Será que investir tempo e recursos em desenvolver essa narrativa é realmente eficaz atualmente?
Quais critérios devem ser considerados para decidir entre uma abordagem mais técnica ou uma narrativa pessoal?
No meu caso, a narrativa de marca pessoal ainda é eficaz, mas a forma como a utilizamos precisa ser adaptada. Nos últimos meses, percebi que a autenticidade ressoa mais com as pessoas. Profissionais liberais que compartilham suas experiências, desafios e aprendizados tendem a gerar mais engajamento do que aqueles que focam apenas em conteúdo técnico.
Eu testei ambas as abordagens em meu perfil. O conteúdo técnico, embora bem produzido, muitas vezes atraía uma interação superficial. Por outro lado, postagens que incluí histórias pessoais e vulnerabilidades atraíram comentários e mensagens diretas, mostrando um maior interesse.
A saturação do mercado realmente é um fator a ser considerado. Muitas vezes, as audiências estão saturadas de informações técnicas e buscam um rosto humano por trás da marca. Portanto, integrar a narrativa pessoal à expertise técnica pode ser o diferencial. Funciona quando se mostra a aplicação prática da informação através de experiências reais.
Os critérios que eu sugiro considerar incluem:
- Autenticidade: As pessoas responderão à genuinidade.
- Alinhamento do nicho: Verifique o que a sua audiência valoriza mais; algumas podem preferir conteúdo técnico, mas a maioria busca conexão.
- Tipo de história: Histórias que refletem seu diferencial e trajetória são mais impactantes.
- Frequência de postagem: Um equilíbrio entre conteúdo técnico e narrativas pessoais pode manter seu perfil dinâmico.
Resumindo, pessoalmente, eu investiria tempo para desenvolver uma narrativa que complemente meu conhecimento técnico, em vez de optar apenas por uma abordagem. Isso parece resultar em um melhor engajamento e em relações mais profundas com a audiência.