A integração do Instagram Shopping ainda gera conversões eficientes para e-commerce?

Nos últimos meses, percebi uma queda nas conversões através do Instagram Shopping para meu e-commerce.

Acredito que a plataforma continua a ser uma ferramenta importante, mas gostaria de entender se essa queda é uma tendência comum entre outros pequenos empresários.

Alguém poderia compartilhar dados ou experiências recentes sobre a eficiência do Instagram Shopping em gerar vendas?

Quais estratégias têm funcionado melhor para quem utiliza essa funcionalidade?

Olha, essa questão do Instagram Shopping é bem complexa. Eu também notei uma queda nas conversões e conversei com outros empreendedores que estão sentindo o mesmo. Pode ser uma tendência, ou talvez algo ligado ao seu público, ou até mesmo mudanças no algoritmo.

Uma coisa que eu percebi é que, quando a visibilidade começa a cair, é comum achar que só um post bonitinho vai resolver. Mas não é bem assim. A interação com o público tá em alta e isso inclui responder comentários e interagir com DMs. Muitos fazem isso de forma passiva e perdem a oportunidade de converter.

Outra estratégia que tem funcionado é criar conteúdo educativo em torno dos produtos, mostrando como usá-los, por exemplo. Isso ajuda a criar uma conexão, e o usuário acaba se sentindo mais seguro para comprar.

Acho que testar e adaptar é fundamental. O que funcionava mês passado pode não funcionar agora. E, claro, investir em anúncios também pode ajudar a melhorar as coisas, mas é preciso monitorar os resultados. É um trabalho constante.

No fim, se não tiver paciência e disposição para ajustar, talvez o Instagram não seja a sua praia ideal. É um jogo de longo prazo.