Oi! Vou compartilhar um pouco da minha experiência com isso.
Nos últimos anos, eu tenho postado sobre meus erros e aprendizados no Instagram. No começo, eu pensei: “Ah, isso é clichê”. Mas, olha, acabou sendo um divisor de águas. O que funcionou foi ser autêntico. Quando compartilhei uma falha que tive em um projeto, a interação foi muito maior do que eu esperava. O pessoal se identificou. Muita gente comentou, mandou mensagem no direct, falando que já tinha passado por algo similar. Isso cria uma conexão, sabe?
Por outro lado, eu já tentei focar só em conteúdos mais “perfeitos”, mais polidos e só com os acertos. Mas a resposta foi bem morna. Um like aqui, outro ali. Faltava a humanidade, se é que dá pra chamar assim. O que não funcionou foi tentar ser algo que não sou. Se eu colocasse um sorriso forçado, em vez de mostrar a vulnerabilidade, perdia a autenticidade. Uma vez eu postei um erro cringe de formatação em um projeto e, mesmo assim, o pessoal adorou.
Esses dias, eu vi uma postagem de uma conta que admirava. Ela começou a compartilhar erros. E não apenas os normais. Coisas bem pessoais. Gente, foi um estouro. Comentários de “eu também!” e “nossa, eu achava que era só eu”.
Mas, claro, tem um limite. Não adianta encher o feed só com desgraças. As pessoas também buscam motivação. Então, uma ideia que funciona é compartilhar um aprendizado que veio de um erro. Isso fecha o ciclo. Eu falo: “Olha, eu errei, mas aprendi isso e isso”. E dá um gás pra galera.
No formato dos stories, eu fiz enquetes sobre erros que cometi, e a interação foi ótima. Justamente porque eu engajei a audiência. Eles puderam participar do conteúdo, dar a opinião, e se sentiram mais próximos de mim. É sempre bom abrir espaço pra esse feedback.
Pra resumir, não tá batido. Está fresquinho ainda, se for feito com sinceridade. Não rola tentar imitar o que todo mundo tá fazendo, porque a audiência percebe. Acho que a chave é essa: mostrar a vulnerabilidade, mas também mostrar um caminho, uma evolução. Isso ressoa.
Então, sim, vale super a pena compartilhar. Juntos, aprendemos mais. Eu sigo nisso, tentando equilibrar as vitórias e os tombos. É um caminho longo. Mas ah, é recompensador. Espero que isso ajude!