A frequência de postagens no Instagram é, sem dúvida, uma questão delicada e, na minha experiência, o impacto pode variar bastante dependendo do público e do tipo de conteúdo. Para começar, eu sempre busquei encontrar um equilíbrio que funcionasse para mim e para minha audiência.
No início, eu postava praticamente todos os dias, mas percebi que isso gerava um certo desgaste. Algumas pessoas começaram a interagir menos, e o engajamento caiu. Isso me levou a testar uma abordagem mais espaçada, como postar três a quatro vezes por semana. A interação aumentou, e os comentários começaram a fluir de novo.
Pausas mais longas, no entanto, apresentaram um desafio diferente. Quando fiz uma pausa de duas semanas, notei que muitos seguidores se desengajaram. Por outro lado, ao voltar com um conteúdo que realmente agregasse valor, consegui reter a maioria deles, mas a recuperação não foi instantânea. Precisamos lembrar que nosso público tem muitas opções e, se ficamos ausentes, eles podem acabar buscando outras referências.
O que funcionou melhor para mim foi ter um calendário de conteúdos, onde eu planejo postagens específicas, intercalando informações, promoções e momentos mais pessoais. Isso mantém a audiência engajada sem se sentir sobrecarregada. Além disso, usar Stories diariamente, mesmo que não esteja postando no feed, ajuda a manter a conexão e o interesse.
Resumindo, a frequência realmente afeta a interação, mas encontrar o ritmo certo para o seu público é fundamental. E, claro, sempre priorize a qualidade do conteúdo em vez da quantidade. É uma jornada, e cada teste traz aprendizados!