Eu já passei por isso e posso dizer que a foto de perfil de um evento é, sim, super importante. No início, eu pensava que podia colocar qualquer imagem legal, mas aprendi na prática que isso não funciona bem. Uma imagem bem pensada ajuda a criar uma boa primeira impressão e, sinceramente, pode até fazer a diferença na percepção de credibilidade do evento.
Uma coisa que funcionou foi escolher imagens que tenham cores que reflitam a identidade do evento. Por exemplo, eventos mais sérios pedem cores mais sóbrias. Já eventos mais descontraídos podem usar tons mais vibrantes. A tipografia na imagem também importa. Muita informação ou fontes complicadas confundem. Uma fonte clara e fácil de ler é tudo.
Eu testei usar imagens de pessoas, mas aprendi que a expressão delas precisa comunicar a mensagem certa. Sorrindo, somando a sensação de acolhimento ou uma imagem do local do evento pode ajudar a dar uma ideia do que as pessoas devem esperar. Lembre-se: tudo que vai na foto precisa alinhar com o que será oferecido.
Uma prática que não deu certo foi usar imagens genéricas. Às vezes, eu achava que uma foto de estocagem poderia funcionar, mas o público percebe e não conecta. É bem melhor usar uma imagem verdadeira, mesmo que não seja perfeita. Essa identificação com algo autêntico faz muita diferença.
Em termos de diretrizes, eu sempre aconselho a manter a foto simples. Não coloque muito texto na imagem. O foco deve ser claro e nítido. Em algumas ocasiões, eu até vi que usar o logo do evento pode ajudar, especialmente em eventos corporativos. Mas, de novo, isso depende da proposta.
E olhe, se você for usar uma foto de perfil para um evento específico, não se esqueça de garantir que ela seja visualmente equilibrada. Se uma parte da imagem estiver muito cheia e a outra vazia, a harmonia visual se perde. Testa a foto em diferentes tamanhos, como ela fica na visualização do celular ou desktop. Pode parecer básico, mas a maioria não pensa nesse detalhe.
Ah, e não se esqueça de atualizar a imagem conforme o evento se aproxima. Isso mostra que você está ativo e atento. Eu vi muitos eventos que deixavam a imagem antiga e isso faz parecer que a coisa toda não tá andando.
Resumindo, uma boa foto de perfil precisa ser autêntica, alinhada às cores e identidade do evento, visualmente equilibrada e sempre atualizada. E, claro, tudo leva tempo pra se encaixar na estratégia, não ache que vai mudar da noite pro dia. Boa sorte!