A estrutura para textos persuasivos em anúncios ainda é eficaz hoje?

Olá, pessoal!

Estou aqui com uma dúvida que me ronda há um tempo e gostaria de saber a opinião de vocês.

Faço parte desse mundo de pequenos negócios e, como muitos, estou sempre buscando maneiras de me destacar nas redes sociais. Recentemente, comecei a ver muitos conteúdos falando sobre diferentes formatos de texto e estilos de anúncios.

Acontece que estou curioso sobre a estrutura tradicional para textos persuasivos. Vocês acham que ela ainda é eficaz nos anúncios de hoje, especialmente no Instagram?

Tem alguma dica ou exemplo atual que poderia me ajudar a entender melhor?

Valeu demais!

Oi! Eu entendo muito bem essa sua dúvida, porque já me fiz essas perguntas várias vezes. Vamos lá. A estrutura tradicional de textos persuasivos, com as falas sobre atenção, interesse, desejo e ação, a famosa AIDA, ainda funciona, mas não como antes.

Eu testei anúncios assim e, em alguns casos, eles tiveram um resultado legal. A verdade é que precisamos adaptar essa estrutura ao formato do Instagram, que é mais visual e rápido. Fotos impactantes ou vídeos curtos podem fazer a diferença. No meu caso, em vez de focar só no texto, eu comecei a usar legendas mais curtas, mas com um punch, sabe? Peço para o público agir, claro, mas sem aquele texto longo que todo mundo já viu.

Uma coisa que não funcionou tão bem foi simplesmente copiar e colar textos persuasivos que vi em outros lugares. O público reage muito mais quando percebe autenticidade. Tentei aprovar algumas ideias mirabolantes que me pareciam incríveis, mas o engajamento caiu. Então, depois, comecei a mostrar mais do meu dia a dia, e isso engajou muito.

Um exemplo prático que me ajudou: eu lancei um serviço novo e fiz uma sequência de stories mostrando como ele funcionava, com depoimentos rápidos de clientes. Ao invés de um anúncio direto, as pessoas sentiram que estavam conhecendo algo real. Teve um engajamento bem maior!

Resumindo, a AIDA ainda tem seu lugar, mas a gente tem que ousar e ser mais visual. Todo mundo tá buscando conexão real e experiências autênticas. Então, aproveita e se joga, mas não esquece de testar e ver o que funciona pra você. É um aprendizado constante, e cada dia traz algo novo.