Olha, no meu caso, eu sempre acreditei que a tipografia tem um papel essencial na apresentação do conteúdo, especialmente em carrosséis. Quando comecei a criar os meus, percebi que a escolha da fonte podia impactar não só a estética, mas também a legibilidade. E isso é vital, né? Um carrossel bonito, mas difícil de ler, acaba frustrando o usuário.
Eu testei várias fontes, desde as mais ousadas até as mais minimalistas. O que funcionou melhor para mim foi manter uma combinação de fontes que transmitisse a personalidade da minha marca, mas que, ao mesmo tempo, fosse fácil de ler. O ideal é usar uma fonte principal e uma secundária—não mais do que duas, na verdade—para não criar confusão visual. Uma dica que peguei foi garantir que a fonte secundária contraste bem com a primeira.
Uma coisa que eu notei foi que fontes muito decorativas podem parecer legais, mas muitas vezes acabam afastando as pessoas. Surgem comentários como “não consigo ler isso”. E isso afeta o engajamento. No entanto, em nichos criativos – como moda ou arte – uma abordagem mais estilizada pode funcionar, pelo menos em algumas postagens. É um jogo de experimentar e observar.
Sobre mensurar o impacto, bem, isso é um desafio. Eu não tenho números exatos, mas percebi que quando comecei a me preocupar mais com a tipografia, meus carrosséis ganharam mais curtidas e saves. Algo que eu faço é comparar engajamentos de postagens com diferentes estilos de fonte, mas não é uma ciência exata, claro. Muitas vezes, o que pode influenciar mais são outros fatores, como o próprio conteúdo ou o horário da postagem.
Em relação a fontes que funcionam melhor para nichos, definitivamente há uma tendência. Para profissionais de saúde, por exemplo, fontes mais limpas e formais parecem melhor. Enquanto criativos podem se beneficiar de fontes mais ousadas e artísticas. Um truque é estudar os perfis de sucesso no seu nicho e ver quais fontes eles usam. Isso pode dar uma direção, mas, no fim, é sobre o que ressoa com o seu público.
Mas, sinceramente, eu ainda estou em um processo constante de aprender mais sobre isso. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã, então a adaptação é sempre chave, certo?