Ah, a questão do tempo nos vídeos… eu definitivamente já passei por isso. Antes de tudo, sim, a duração dos vídeos impacta, e muito. Eu testei várias durações e vi como o público muda conforme o tempo avança. O que funcionou pra mim foi manter vídeos curtos, em torno de 15 a 30 segundos, principalmente se o conteúdo era leve e divertido. Mas não vou mentir, nem todo vídeo curto me trouxe resultados. Às vezes, um vídeo de um minuto, bem focado e informativo, prenderia a atenção da audiência.
Eu percebi que, dependendo do tema, as pessoas querem conteúdo mais profundo, que possa justificar um tempo maior. Para posts que exigem explicações mais detalhadas, 60 a 90 segundos realmente funcionaram. Mas tem um truque: comece com algo que chame a atenção logo nos primeiros três segundos. Eu sempre faço isso e já vi a diferença nas métricas.
Outra coisa que eu notei foi o efeito de legendas. Muitas pessoas assistem sem som. Fui testando e incluir legendas fez meus vídeos serem vistos até o final com mais frequência. E, claro, tem a parte do storytelling. Se a história é boa, as pessoas ficam até o final. Isso é quase garantido.
Em relação a vídeos mais longos, tipo Reels ou Lives, vi que os erros e a falta de foco costumam fazer a galera desconectar. Se não tiver um ritmo bom ou algum tipo de interação, é meio que um desperdício. Eu tentei Lives de uma hora, por exemplo… não fluiu tanto. O ideal é ter uma combinação de vídeos curtos e outros mais longos, talvez um mix.
E quanto à mudança de algoritmo… Isso sempre tarolando. Com a frequência com que o Instagram muda suas diretrizes, as coisas podem ficar bem complicadas. No meu caso, já me dei conta de que, por mais que o engajamento flutuasse, o que realmente importa é entender o que a sua audiência quer ver. Não existe um “tamanho único.”
Assim, testar sempre é crucial. Continue fazendo isso e observe os dados. O que ressoa com o seu público pode ser completamente diferente do que funciona para o fulano do lado.
No final das contas, eu diria que a duração é só uma parte do quebra-cabeça, mas é fundamental. Tem que mesclar com a qualidade do conteúdo, a mensagem e o jeito que você se comunica. E, ah, paciência. Isso leva tempo.