Oi! Eu também já passei por isso, e posso te contar um pouco da minha experiência.
No começo, eu achava que postando todo dia seria a chave para o sucesso. Tentei, postei até três vezes na semana, mas não vi grandes resultados no aumento de seguidores ou engajamento. Foi frustrante. Depois de um tempo, percebi que a qualidade das postagens é tão importante quanto a quantidade. Postagens que realmente conectam com meu público, mesmo que menos frequentes, geram mais interação.
Uma coisa que funcionou pra mim foi encontrar um ritmo que não me deixasse sobrecarregado. Comecei a postar duas vezes por semana, focando em conteúdo que realmente agregasse valor. Experimentei diferentes tipos de post — carrosséis, vídeos, stories. Algumas vezes eu vi um engajamento maior com os stories do que com as postagens no feed.
Sobre a entrega orgânica, sim, parece que a consistência ajuda. O Instagram, pelo que vejo, dá uma força pra quem está sempre por ali, mas não sei se é só isso. A interação também conta muito. Responder comentários, interagir com outros perfis, tudo isso ajuda a aumentar a visibilidade.
Então, se você consegue postar uma vez ou duas por semana de forma consistente, pode valer a pena. E se sua postagem for boa, pode até ter um alcance maior. Mas, claro, não espere ganhar um milhão de seguidores da noite pro dia. Isso leva tempo, e às vezes um post “viraliza” por acaso.
Resumindo, tudo que for autêntico e que ressoe com seu público vale a pena. Tente focar na qualidade e no engajamento. E se os números não subirem rápido, não desanime. O crescimento orgânico no Instagram é uma maratona, não uma corrida.
Espero que isso ajude!