Olha, eu também passei por uma fase bem parecida. O que eu percebi, no meu caso, é que a combinação da minha voz criativa com o nicho é como uma dança: às vezes precisa de ajustes, outras vezes, pode fluir livremente. Eu tentei diversas abordagens e algumas realmente me deixaram em dúvida.
Um tempo atrás, eu optei por seguir uma linha criativa que achava que representava bem meu trabalho. Me concentrei em ser autêntico, compartilhando não só meu conhecimento, mas um pouco da minha personalidade. No começo, isso trouxe um retorno bem positivo – as pessoas começaram a interagir mais, a comentar e a se identificar com o que eu postava.
Mas, com o tempo, comecei a perceber que o engajamento começou a cair. E aí eu pensei: “Será que estou apenas falando comigo mesmo?” Então, resolvi mergulhar mais profundamente no que meu público realmente queria. Fiz algumas enquetes nos Stories e, surpreendentemente, o feedback foi útil. Algumas coisas que eu achava que todo mundo amava, não eram tão bem recebidas.
O que funcionou foi encontrar esse equilíbrio — não é fácil, mas tentar entender o que ressoa com o público sem perder a essência. Agora, eu tenho sido mais flexível. Estou sempre testando postagens e vendo como elas se comportam. A combinação da minha voz com feedbacks diretos me ajudou a moldar o que compartilho.
Eu não sei se essa é a resposta definitiva, mas talvez o caminho seja mesmo esse. Manter sua autenticidade, mas se permitir adaptar algumas coisas. E claro, o algoritmo vai sempre mudar. Não dá pra se apegar demais a uma fórmula fixa, né? Seguir experimentando e observando. E quem sabe isso traz mais clareza sobre sua verdadeira expressão nesse espaço.
Acho que o importante é não se descartar completamente o que já construiu. Às vezes, a adaptação pode trazer novas oportunidades, mas sem perder aquele toque que faz você ser você. Enfim, sigo tentando encontrar esse toque e a cada tentativa, vou descobrindo mais do que funciona para mim e para o meu público. E você, já pensou em fazer algo assim?