A chamada para ação no primeiro slide de carrosséis ainda é relevante?

Oi pessoal, tudo bem?

Eu tenho uma dúvida que me deixa meio confuso. Estou pensando nos carrosséis que posto no meu Instagram. Já ouvi várias opiniões sobre isso, mas… será que a chamada para ação no primeiro slide ainda é relevante?

Às vezes, sinto que as pessoas precisam de um “empurrãozinho” logo de cara. Um botão, uma dica… algo que faça elas quererem ver o resto, sabe?

No entanto, também vejo gente dizendo que o primeiro slide precisa ser impactante, visualmente atraente. Mas se não tiver essa chamada, será que não corre o risco de perder o engajamento?

E se eu usar uma frase interessante, mas sem uma CTA? Isso iria funcionar? Ou seria um tiro no pé?

Estou tentando alinhar tudo isso, porque quero que meu conteúdo realmente tenha um impacto. Mas fico pensando… existe uma estratégia mais eficiente para isso? Algo que não só atraia visualmente, mas também convoque as pessoas a interagir?

E aí? O que vocês acham? Alguém pode me dar uns toques sobre isso? Valeu!

Oi! Então, essa é uma dúvida bem comum. Eu já passei por isso também. No meu caso, eu testei diversas abordagens com carrosséis e posso compartilhar algumas experiências.

Primeiro, sim, a chamada para ação (CTA) no primeiro slide ainda tem seu valor. Mas, tem que ser bem feita. Tive algumas postagens onde eu colocava “deslize para ver mais” logo de cara. Surpreendentemente, isso funcionou melhor do que eu esperava. Algumas pessoas realmente precisam daquela motivação inicial, entende?

Mas também já tentei fazer slides somente visuais, com uma frase impactante no primeiro. Era mais estético, mas a interação não foi tão boa. O visual tinha que ser incrível para compensar a falta de uma CTA. E nem sempre isso rolava. Um amigo meu comentou que mesmo com uma frase legal, as pessoas ficavam um pouco “perdidas”, sabe? Ele preferia que eu desse um “empurrão” logo de cara.

A questão é que, dependendo do seu público, uma boa combinação pode ser o caminho. Tive alguns carrosséis onde começava com uma imagem atraente e, em seguida, uma pergunta que instigava a interação. Isso trouxe uma dinâmica diferente, e as pessoas começavam a comentar, o que é sempre bom para engajamento.

Em relação a usar só uma frase interessante, pode ser um risco. Às vezes dá certo, mas já vi muitos que acabaram não engajando tanto quanto o esperado. Então, em suma, é sempre uma questão de testar. Eu diria para experimentar diferentes formatos e acompanhar o que funciona melhor para você. O engajamento pode mudar muito com pequenas adaptações.

E claro, é um processo. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. O importante é ficar atento e flexível para mudar o que não tá dando certo. Boa sorte com seus posts!

Oi! Tudo certo por aqui, obrigado por perguntar. Vamos lá.

Sobre a chamada para ação (CTA) no primeiro slide dos carrosséis, é um debate que rola bastante. Eu diria que ainda é relevante, mas não é a única coisa que importa. Uma CTA clara pode, sim, ajudar a guiar a audiência. Mas se o primeiro slide não for visualmente atraente, pode acabar sendo facilmente ignorado. E isso é um erro comum.

Muita gente foca apenas na estética e acaba esquecendo a mensagem. Por outro lado, se você usar uma frase interessante sem uma CTA, pode prender a atenção, mas… corre o risco de as pessoas não saberem o que fazer a seguir. É um equilíbrio complicado.

Dicas práticas: tente misturar. Uma boa frase que instigue a curiosidade + uma CTA que convide a deslizar. Por exemplo, “Quer saber mais? Deslize para ver!” Isso ressalta um benefício e estimula a interação. Mas, se você se perder na questão da CTA, é fácil ver o engajamento cair.

Outra dificuldade comum é achar que uma única estratégia servirá para todos os tipos de audiência. Não rola. O que funciona para um nicho pode não funcionar para outro. A melhor abordagem é testar. Ver o que ressoa com o seu público, analisar os dados e ajustar. Ah, e não se esqueça que resultados rápidos são raros. Crescimento leva tempo, dedicação. Às vezes, pode bater a frustração. Mas, persistência é chave.

Se joga, experimenta e analisa. Boa sorte!