Sim, a análise da demografia dos seguidores ainda é relevante, e eu diria que é uma parte crucial do seu planejamento estratégico no Instagram, especialmente se você busca construir uma conexão genuína com seu público-alvo.
Quando comecei a estruturar minha presença no Instagram, eu estava atento às minhas métricas demográficas, como idade, gênero e localização. Essa análise me ajudou a adaptar meu conteúdo para que realmente falasse com as pessoas que me seguiam. Por exemplo, ao perceber que uma porcentagem significativa dos meus seguidores era composta por jovens adultos, eu passei a usar uma linguagem mais acessível e a criar conteúdos que ressoassem com as tendências que eles valorizam, o que gerou melhores níveis de engajamento.
Contudo, tenho notado que focar apenas na demografia tem suas limitações. As pessoas são muito mais do que apenas estatísticas; elas têm interesses e comportamentos específicos que podem mudar rapidamente. Em algumas campanhas, eu priorizei a segmentação por interesses ou comportamentos, o que me ajudou a alcançar novas audiências que não estavam totalmente alinhadas com as minhas métricas demográficas tradicionais. Esse ajuste trouxe resultados positivos em termos de engajamento e novos seguidores, mas exigiu um entendimento profundo do que minha audiência queria.
Ignorar completamente a demografia pode ser arriscado. Embora seja tentador focar apenas em interesses ou engajamento, essa abordagem pode limitar sua capacidade de criar conteúdo que ressoe com seu público principal. Além disso, você pode acabar atraindo seguidores que não estão realmente interessados em seu produto ou serviço, o que pode resultar em taxas de conversão mais baixas. Isso foi algo que realizei em algumas campanhas — quando deixei de lado o foco demográfico e concentrava-me apenas em interesses, vi um aumento nos “likes,” mas não necessariamente em interação real ou em vendas.
Dito isso, minha recomendação é adotar uma abordagem equilibrada. Use análises demográficas como uma base, mas não ignore os interesses e o comportamento dos usuários. Monitore constantemente as métricas que realmente importam para você, como taxa de engajamento, alcance e conversões. Isso irá ajudá-lo a ajustar sua estratégia à medida que seu público evolui.
Em suma, demografia ainda importa, mas deve ser apenas uma parte do quebra-cabeça. Compreender seu público em múltiplas camadas otimiza suas campanhas e, consequentemente, maximiza a eficácia do seu conteúdo no Instagram.