Vale a pena usar posts de "antes e depois" para ganhar confiança?

Nos últimos meses, tenho refletido sobre a eficácia dos posts de “antes e depois” em meu perfil do Instagram, especialmente no contexto de atrair e engajar novos clientes. Como profissional liberal, entendo que essa estratégia pode ser impactante, contudo, estou indeciso sobre a sua real efetividade.

Recentemente, observei que muitos colegas do setor têm obtido resultados positivos com esse tipo de conteúdo, destacando transformações que, em última análise, podem inspirar confiança e motivar potenciais clientes a buscar meus serviços. No entanto, ao analisar meu próprio perfil, percebo que essa abordagem não foi adotada de maneira consistente.

Minha dúvida é se a implementação de posts de “antes e depois” realmente traria um retorno significativo, tanto em termos de engajamento quanto na construção de credibilidade. Além disso, gostaria de saber se há boas práticas específicas que podem maximizar o impacto desse tipo de postagem.

Seria interessante também entender se existem riscos relacionados à percepção de autenticidade, considerando que o uso excessivo dessa estratégia pode, em algumas situações, ser percebido como exagerado ou enviesado.

Agradeço antecipadamente pela validação de minha ideia e por quaisquer insights que possam me orientar nessa decisão.

Olha, eu tenho refletido bastante sobre essa questão dos posts de “antes e depois”. No meu caso, comecei a usar essa estratégia porque vi colegas do setor fazendo e obtendo bons resultados. Então, pensei: “Por que não?” A ideia de mostrar transformações é realmente poderosa—vejo como as pessoas se conectam a isso. Mas, ao mesmo tempo, percebi que não é só sobre mostrar os resultados.

Uma coisa que funcionou para mim foi escolher transformações que realmente contassem uma história. Focar na jornada, como foi o processo de mudança, ajudou a humanizar a postagem. No entanto, houve momentos em que simplesmente postar uma imagem de “antes e depois” sem contexto não trouxe o engajamento esperado. Isso me fez pensar sobre a importância da narrativa.

Outro ponto que eu notei foi a questão da autenticidade. Tive medo de que, se exagerasse nas transformações, as pessoas sentissem que era tudo muito fabricado. Eu procurei sempre ser honesto sobre o processo—não só o que foi bem-sucedido, mas também os desafios que enfrentei. Isso gerou uma conexão mais autêntica com os seguidores.

Sobre boas práticas, eu recomendaria ser consistente, mas não excessivo. Não dá para transformar tudo em “antes e depois”, isso pode perder o brilho e parecer um truque. Testei usar esse formato em meses onde eu não tinha tanto conteúdo novo, e percebi que nem sempre foi bem recebido. É uma questão de equilíbrio.

E, sim, há um risco de parecer exagerado. Às vezes, o próprio algoritmo do Instagram pode contribuir para isso, dependendo de como você interage com o conteúdo. A gente quer aparecer, mas também precisa de um toque de realidade. Se eu sentisse que estava me afastando da autenticidade, pausava essa abordagem e refletia.

Por fim, é uma estratégia que pode trazer resultados, mas talvez não da maneira que a gente espera. O engajamento e a credibilidade vêm, muitas vezes, de uma combinação de conteúdos, e os “antes e depois” são uma peça desse quebra-cabeça. Eu ainda estou experimentando e tentando descobrir o que realmente funciona para mim. É um processo contínuo, e isso também é interessante.