Essa é uma pergunta bem interessante, e vou compartilhar um pouco da minha experiência. Quando eu comecei no Instagram, eu estava muito nessa mesma dúvida: quantas vezes eu deveria postar para realmente fazer a diferença?
No começo, eu tentei postar todos os dias. A ideia era aumentar a visibilidade, sabe? Mas percebi que, fazendo isso, a qualidade começou a cair. As postagens se tornaram meio sem graça, e o engajamento não acompanhou a frequência. Isso me fez repensar a estratégia.
Então, eu decidi reduzir meu ritmo. Comecei a postar três vezes por semana. Acredito que esse número funciona bem para quem está começando. É uma quantidade que deixa espaço para a qualidade e, ao mesmo tempo, mantém uma presença constante. Em algumas semanas, até mudei para dois posts e, curiosamente, senti que algumas das minhas postagens tinham um alcance maior. Como se menos fosse mais, sabe?
Além do número de postagens, comecei a focar no que realmente engaja. Mudar formatos, experimentar vídeos curtos, Reels… Isso trouxe um novo fôlego para meu perfil. E me ajudou a me conectar mais com a audiência. Uma coisa que eu, definitivamente, não esperava é que a interação também conta muito. Eu costumava deixar algumas postagens de lado, só para focar na próxima. Mas responder comentários e interagir com seguidores acabou gerando mais conexão e – sim – mais engajamento.
Eu sempre me pergunto: “estou entregando valor?”. E isso é algo que deve estar sempre na mesa. Então, eu diria que, se o número ideal de postagens para você for cerca de duas ou três por semana, tente usá-las para oferecer algo que realmente ressoe com seu público.
E, claro, não estou dizendo que é uma fórmula mágica ou que a frequência vai garantir resultados imediatos. É mais sobre testar, observar o que funciona e ajustar no caminho. Construir um perfil no Instagram é uma jornada, e cada pequeno passo conta, mesmo que seja devagar.
Fico pensando: será que é isso que funciona para todo mundo ou varia muito de perfil para perfil? O que você acha?