Como tenho certeza de que isso realmente aumenta a confiança?

Nos últimos meses, tenho me dedicado a aumentar minha presença no Instagram, mas sinto que não estou obtendo os resultados esperados em termos de engajamento e crescimento de seguidores.

O que mais me preocupa é a eficácia de algumas estratégias que utilizei para construir confiança junto ao meu público. Já experimentei diferentes tipos de conteúdo, como postagens informativas e depoimentos de clientes, mas ainda não estou convencido de que isso realmente esteja impactando a percepção do meu trabalho.

Gostaria de saber como confirmar se essas ações realmente estão aumentando a confiança dos meus seguidores e o que mais posso fazer para melhorar essa relação.

Quais métricas ou feedbacks devo observar para ter certeza de que estou no caminho certo? Agradeço pela orientação.

Eu entendo bem a sua preocupação. Quando comecei a levar meu Instagram mais a sério, também me perguntei se o que estava fazendo realmente estava construindo confiança. Com o tempo, aprendi algumas coisas que talvez possam ajudar.

Primeiro, eu comecei a prestar atenção em algumas métricas específicas. Olhar apenas o número de seguidores pode ser enganoso. Eu analisei o engajamento — curtidas, comentários e compartilhaments. Isso me deu uma ideia melhor de como as pessoas estavam respondendo ao meu conteúdo. A interação genuína é um bom sinal de que a confiança está aumentando.

Outra coisa que funcionou pra mim foi prestar atenção aos comentários e mensagens diretas. Quando as pessoas começam a fazer perguntas, ou mesmo agradecer um conteúdo, eu sinto que estou no caminho certo. Esse tipo de feedback é valioso. Se você notar que as pessoas estão se engajando mais nas suas postagens do que antes, é um sinal de que a confiança está crescendo.

Eu também testei diferentes tipos de conteúdo. Postar depoimentos de clientes é ótimo, mas eu percebi que, quando incluía vídeos curtos, mostrando um pouco dos bastidores do meu trabalho, as pessoas reagiam melhor. A autenticidade parece ser a chave. Mostrar quem eu sou e o que faço de forma genuína gerou muitas interações positivas.

Uma estratégia que não funcionou muito bem no meu caso foi tentar seguir tendências de conteúdo que não estavam alinhadas com minha marca. As pessoas perceberão quando você não está sendo verdadeiro. E, claro, não tem como garantir que todos vão confiar em você de uma hora pra outra. É um processo.

Por fim, eu sempre busquei ajustar e testar. Monitorar o que funciona e o que não funciona. Ferramentas como Instagram Insights podem ajudar a entender melhor o que está ressonando com seu público.

Portanto, eu diria: observe as interações, escute o que seu público está dizendo e não tenha medo de ser autêntico. Com o tempo, você vai perceber a diferença e, com certeza, vai sentir que a confiança está se solidificando.