Eu entendo bem essa frustração. Já passei por isso também, então vou compartilhar algumas coisas que me ajudaram e outras que deixaram a desejar.
No começo, eu focava muito em prometer conteúdo de qualidade. Achava que, se falasse sobre expertises e entregasse dicas, isso automaticamente geraria confiança. Mas a verdade é que parece que não era tão simples assim. Às vezes, eu postava e não via retorno, nem comentários. E isso me deixava numa dúvida crescente… Será que estavam realmente prestando atenção?
Aos poucos, comecei a perceber que a autenticidade era vital. Em vez de apenas prometer, eu passei a compartilhar mais sobre o meu dia a dia. Mostrava os bastidores do meu trabalho. Publicava histórias sobre desafios e vitórias. Porque, no fundo, as pessoas se conectam com histórias reais, não só com “posts perfeitos”. Isso me ajudou a criar uma relação mais genuína com meus seguidores.
Uma coisa que realmente funcionou foram os depoimentos de clientes. Eu não fiz isso logo de cara, mas, depois que comecei a mostrar o impacto que meu trabalho teve na vida das pessoas, notei uma mudança. As pessoas começam a se sentir mais à vontade, como se tivessem visto que não era só conversa. Assim, eu tentava usar uma boa variedade de formatos — vídeos, stories, até posts mais simples, mas sempre com essa mensagem de conexão.
Agora, sobre os sinais de confiança, eu sempre observei a interação nos comentários e nas mensagens diretas. Quando alguém me manda um DM ou comenta algo pessoal, isso já é um bom sinal de que a confiança está se construindo.
E, de verdade, uma parte dessa construção de confiança leva tempo e paciência. Eu aprendi a não me frustrar tanto com a falta de resposta imediata. Afinal, em um mercado saturado, o que realmente conta é a consistência e a entrega genuína de valor.
Talvez, se você puder fazer alguns testes — como mais interação nos stories ou até enquetes para ouvir o que os seguidores desejam ver — possa te dar um retorno mais claro sobre o que ressoa com eles. Mas, claro, não fique focado apenas nessas métricas. A jornada é o que conta no fim.