No meu caso, notei uma correlação direta entre o conteúdo orgânico e a performance dos anúncios no Instagram. Quando comecei a publicar conteúdo que realmente conversava com o meu público-alvo, as interações melhoraram. Isso teve um impacto positivo nos anúncios, que passaram a gerar mais engajamento e, consequentemente, mais conversões.
Acredito que isso se deve ao fato de que o conteúdo orgânico ajuda a construir confiança e credibilidade com a audiência. Quando as pessoas veem que você está ativo e engajado, elas tendem a confiar mais na sua marca, o que reflete na resposta aos anúncios. Psicológica e estrategicamente, isso faz sentido. Quando o público já tem uma conexão com você, eles estão mais propensos a converter.
Infelizmente, não tenho acesso a estudos específicos, mas análises que acompanhei em grupos de marketing digitais mostraram que perfis com alto engajamento orgânico tendem a ter melhores resultados com anúncios. Além disso, métricas como o aumento da taxa de cliques (CTR) e da taxa de conversão são indicadores que podem ser rastreados em ferramentas de análise.
Quanto aos tipos de conteúdo, eu testei diferentes formatos. Conteúdos educacionais, que realmente resolvem problemas específicos da audiência, foram os que mais geraram impacto. Postagens que fazem perguntas e incentivam comentários também funcionaram bem, pois aumentam o envolvimento e a visibilidade. Conteúdos visuais, como carrosséis e vídeos, tendem a reter mais atenção e, quando usados em conjunto com anúncios, potencializam o desempenho.
Uma estratégia que estou implementando atualmente é usar posts orgânicos como um “aquecimento” para os anúncios. Por exemplo, eu crio uma série de posts relacionados a um tema e, depois, crio um anúncio que complementa essa série. Isso parece manter o público engajado e mais receptivo ao que estou promovendo.
Por fim, recomendo monitorar métricas antes e depois de suas campanhas de conteúdo orgânico para avaliar melhor essa correlação na sua realidade. Acredito que essa análise contínua pode te ajudar a justificar investimentos futuros e aumentar as taxas de conversão.