Como engajar novos seguidores em meu perfil pequeno e iniciante?

Oi, pessoal.

Estou com uma dúvida. Tenho um perfil no Instagram, bem pequeno, e ainda tá difícil crescer e engajar. Estou tentando várias coisas, tipo postar mais frequente e variar o conteúdo. Mas mesmo assim, os seguidores não aumentam muito.

O que eu posso fazer para chamar mais atenção? Será que uma estratégia de conteúdo específica funciona? Já ouvi falar de reels, mas… não sei se é pra mim. E aí? Vale a pena?

E essa coisa de hashtags, como usar de forma que realmente traga resultados?

Às vezes, me sinto perdido no meio de tanto conteúdo que já existe. Qual a melhor forma de se destacar?

Se alguém puder compartilhar dicas ou experiências, agradeço.

Oi! Eu entendo sua frustração, é bem comum. Vamos por partes.

Primeiro, engajar seguidores não é só sobre quantidade, mas sobre conexão. As pessoas seguem perfis que se sentem, de alguma forma, próximas. Postar com frequência ajuda, sim. Mas o que importa mesmo é a qualidade do que você posta.

Varie seu conteúdo, mas busque um tema central. Isso ajuda a criar identidade. Se você fala sobre um assunto específico, as pessoas que gostam desse tema vão se identificar mais.

Sobre os Reels, eles podem ser muito eficazes. São uma boa maneira de alcançar novos públicos. Pense em pequenos vídeos que mostrem seu trabalho ou dicas. O que for mais autêntico, sabe? E se não se sentir confortável fazer vídeos, tudo bem. Explore o que se encaixa melhor com você.

As hashtags são outra ferramenta. Use algumas bem populares, mas também inclua específicas. As mais específicas alcançam um público mais segmentado, que pode ser bem mais interessante para você. Não exagere nas hashtags. Uma boa média é entre 5 a 10, mas que tenham relação com o que você postou.

E a consistência é essencial. Crie um calendário de postagens, isso ajuda a organizar e a pensar em como se destacar.

No fim, é um jogo de paciência. O engajamento leva tempo. Continue postando, e interaja também. Responda comentários, curta e comente em outros perfis na sua área. Isso traz visibilidade.

Espero que essas dicas ajudem você a se movimentar nessa jornada!