Olha, eu já passei por isso e posso compartilhar o que funciona e o que não funciona no meu caso. Sim, ainda vale a pena usar hashtags locais. Eu uso e, até agora, não me queime. A ideia é que você se conecte com a sua comunidade, e isso sempre traz um certo retorno.
No começo, eu usava muitas hashtags de nichos e gerais, mas percebi que o engajamento local faz a diferença. Uma vez, postei uma foto de um café e usei a hashtag da cidade, o resultado foi um aumento nas interações de pessoas que realmente estavam na minha área. Isso é bom porque, se alguém na região vê, pode se interessar mais pelo que você oferece.
Mas é bom lembrar: não dá pra abusar. Use uma mistura. Algumas horas depois de postar, percebi que usar muitos hashtags genéricos só traz pessoas que não se importam com o que você faz. O sistema penaliza, pois a entrega fica muito baixa. E quando tentei usar hashtags muito populares, não rolou. A competição é feroz.
Tem também a questão de variar as hashtags. Em um dos meus experimentos, eu mudei um pouco o mix a cada postagem, e consegui alcançar novos públicos. Acredito que o algoritmo responde bem à diversidade.
A questão dos resultados… bem, não são rápidos. Tenho notado que com o tempo, as postagens têm um engajamento melhor, mas você também tem que manter a consistência nas postagens, com conteúdo relevante. Já fiz postagens com hashtags locais que não performaram bem, e a frustração é real. Mas, na maioria das vezes, traz resultados positivos.
No final das contas, acho que é um caminho válido. O erro é achar que, só por usar hashtags locais, as postagens vão bombar. O bolo é maior. Nisso, tenha atenção ao que sua audiência gosta, faça um mix e mantenha sempre a autenticidade. Isso é tudo. Boa sorte!