Ainda vale a pena usar hashtags locais sem ser penalizado?

Ainda vale a pena usar hashtags locais?

Faço isso, mas fico pensando. Será que não tô me queimando?

As coisas mudam rápido, né? Esses dias li uma coisa sobre penalização e algoritmos.

Acho que a ideia é alcançar a comunidade, mas e o resto? As postagens não tão entregando como antes.

Alguém já percebeu alguma diferença? Ou ainda é um caminho válido para pequenos negócios?

Sei que tem prós e contras, mas, sinceramente, tô meio perdido. O que vocês acham?

Olha, eu já passei por isso e posso compartilhar o que funciona e o que não funciona no meu caso. Sim, ainda vale a pena usar hashtags locais. Eu uso e, até agora, não me queime. A ideia é que você se conecte com a sua comunidade, e isso sempre traz um certo retorno.

No começo, eu usava muitas hashtags de nichos e gerais, mas percebi que o engajamento local faz a diferença. Uma vez, postei uma foto de um café e usei a hashtag da cidade, o resultado foi um aumento nas interações de pessoas que realmente estavam na minha área. Isso é bom porque, se alguém na região vê, pode se interessar mais pelo que você oferece.

Mas é bom lembrar: não dá pra abusar. Use uma mistura. Algumas horas depois de postar, percebi que usar muitos hashtags genéricos só traz pessoas que não se importam com o que você faz. O sistema penaliza, pois a entrega fica muito baixa. E quando tentei usar hashtags muito populares, não rolou. A competição é feroz.

Tem também a questão de variar as hashtags. Em um dos meus experimentos, eu mudei um pouco o mix a cada postagem, e consegui alcançar novos públicos. Acredito que o algoritmo responde bem à diversidade.

A questão dos resultados… bem, não são rápidos. Tenho notado que com o tempo, as postagens têm um engajamento melhor, mas você também tem que manter a consistência nas postagens, com conteúdo relevante. Já fiz postagens com hashtags locais que não performaram bem, e a frustração é real. Mas, na maioria das vezes, traz resultados positivos.

No final das contas, acho que é um caminho válido. O erro é achar que, só por usar hashtags locais, as postagens vão bombar. O bolo é maior. Nisso, tenha atenção ao que sua audiência gosta, faça um mix e mantenha sempre a autenticidade. Isso é tudo. Boa sorte!

Usar hashtags locais ainda pode ser uma estratégia válida, mas é importante ter expectativas realistas. O objetivo, como você mencionou, é alcançar a comunidade. Quando utilizadas corretamente, essas hashtags podem ajudar a aumentar a visibilidade entre pessoas que realmente têm interesse em seus produtos ou serviços. Contudo, existem alguns desafios que devem ser considerados.

Primeiramente, é fundamental evitar a saturação. Usar as mesmas hashtags repetidamente pode resultar em um engajamento menor ao longo do tempo. Além disso, ao focar apenas nas hashtags locais, você pode limitar seu alcance. O ideal é equilibrar a estratégia, combinando hashtags locais com algumas mais amplas e relevantes ao seu nicho.

Outro ponto a ressaltar é que o algoritmo do Instagram está sempre mudando. O que funcionou bem no passado pode não ter o mesmo impacto hoje. É crucial monitorar suas métricas e ajustar sua abordagem com base nos resultados. Se suas postagens não estão entregando como antes, considere diversificar seu conteúdo e experimentar diferentes formatos, como Reels, Stories e carrosséis.

Um erro comum é focar apenas na quantidade de hashtags, mas a relevância é o que realmente conta. Certifique-se de que elas se conectam ao seu público e à sua mensagem. Além disso, a interação genuína com sua comunidade pode potencializar os resultados. Responder comentários e engajar em outras contas locais pode aumentar sua visibilidade.

Em resumo, ainda vale a pena usar hashtags locais, mas é preciso uma estratégia equilibrada e flexível. Continue testando e adaptando seu conteúdo, e não hesite em pedir feedback do seu público. Isso te ajudará a encontrar o caminho mais eficaz.